(12) 3424-3380

DECISÃO IMPORTANTE

A escolha de uma instituição para o idoso ainda é um tema muito polêmico, visto que muitas pessoas associam as casas de repouso a lugares ruins em que os idosos são abandonados e recebem maus tratos. Apesar de em alguns casos essa concepção poder estar certa, nem todas as instituições de casa de repouso têm esse perfil. Por isso o Grupo Reset Prime fornece as famílias uma assessoria na verificação de documentações e cadastro, garantindo que as Casas de Repouso estejam dentro dos parâmetros das exigências, assim como foi apresentado aos familiares.

Há casas de repouso que são conhecidas pela forma com que proporcionam um espaço de paz e tranquilidade, além de maior assistência aos idosos e suas necessidades. Nesse contexto, a instituição oferece inúmeras oportunidades para os usuários, que vão desde conforto, cuidados a facilidades que não poderiam encontrar em casa.

Assim como qualquer outra decisão que se possa tomar, devem ser considerados os prós e contras da internação dos idosos nas casas de repouso, assim como uma análise profunda dos seus serviços, instalações e opiniões de outros idosos e famílias a respeito. É importante que tanto a família quanto o idoso, se possível, participe dessa decisão.

Fazer comparações entre os serviços das casas de repouso, assim como observar quais as formas de assistências que elas oferecem é uma boa forma de dar o primeiro passo para a eleição da instituição. A escolha deve ser feita com responsabilidade, visto que ao eleger um local de forma aleatória o maior prejudicado seria o próprio idoso.

É válido ressaltar que optar por uma casa de repouso não é algo definitivo, nem significa não se preocupar mais com o idoso ou abandoná-lo, muitas vezes as famílias não possuem os conhecimentos ou o tempo necessário para se dedicar ao idoso como ele necessita. É importante a internação ser feita em colaboração entre idoso e família, e que visitas periódicas sejam feitas.

Quando o processo é realizado sem a participação do idoso e/ou contra a sua vontade, pode gerar insatisfação e acarretar problemas de saúde. Ao estar em um local contra a sua vontade, o idoso pode se sentir abandonado e desenvolver depressão e/ou demência.

As casas de repouso são instituições exclusivo para idosos com mais de 60 anos. Os usuários que residem nessas casas vivem em regime de internato, são assistidos por especialistas como médicos, enfermeiros e podem receber diversos tipos de apoio terapêutico por meio de psicólogos e terapeutas ocupacionais por exemplo.

Quem tem perfil para ser ingressado? Idosos dependentes ou independentes que necessitem de assistência e cuidados especializados. Eles recebem acompanhamento e controle adequados de profissionais da área da saúde, a depender das suas necessidades. Existem diversos tipos de casa de repouso, algumas são diferenciadas pelo perfil dos idosos.

Um exemplo das diferenças acima citadas são as casas de repouso que são exclusivas para idosos que são independentes e que funcionam como uma República ou Hotel, onde vários idosos vivem. Outro tipo de hospedagem é a definitiva, nele o idoso tem acesso a serviços de lavagem de roupas, cuidadores quando necessário, acompanhantes para passeios, além de salões de jogos e diversão.