Alcoolismo

Abordagem Terapêutica para o Tratamento de Dependência de Álcool.

A proposta terapêutica para o tratamento da dependência alcoólica segue os mais recentes protocolos clínicos e terapêuticos.

Embora as rotinas diárias sejam elaboradas para atender dependentes de drogas diversas, a abordagem terapêutica e medicamentosa dos dependentes alcoólicos recebe pequenas modificações para atender as suas necessidades específicas.

Frequentemente os dependentes alcoólicos (ou alcoolistas) chegam ao tratamento apresentando maiores problemas clínicos em decorrência dos muitos anos de uso.

Neste caso, a avaliação clínica deve ser ainda mais rigorosa, pois infelizmente muitos destes problemas clínicos desenvolvidos ao longo dos anos trazem risco graves a saúde.

Clinicas Reset Prime – Tratamento de Dependência Alcoólica

É fundamental que a desintoxicação medicamentosa siga protocolos rígidos, para minimizar os riscos associados a retirada da substância.

O acompanhamento clínico nesta fase é indispensável e o acompanhamento psiquiátrico de grande importância, pois somente assim podemos minimizar os sintomas da “Síndrome de Delirium Tremis”, que via de regra se apresenta com o surgimento de tremores incontroláveis e delírio/ alucinações.

A proposta terapêutica, principalmente no Programa de Prevenção a Recaída, deve ter uma outra abordagem na construção de planos, metas e objetivos, principalmente quando o paciente já tem mais idade e já está aposentado.

Neste caso, o enfoque principal é na construção de atividades que melhorem a qualidade de vida e facilite a socialização.